Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6423
Título: | Teatro de formas animadas como recurso didático em sala de aula |
Autor(es): | Duarte, Cleuza Francisca |
Orientador(es): | Zacharias, Paula Braga |
Assunto: | Teatro de fantoches Atividades lúdicas Criatividade (Educação) Teatro na educação |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 25-Out-2013 |
Referência: | DUARTE, Cleuza Francisca. Teatro de formas animadas como recurso didático em sala de aula. 2012. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012. |
Resumo: | Esta pesquisa pretendeu investigar e refletir sobre a utilização de vivências em Teatro de Bonecos no contexto escolar, verificando se as mesmas poderiam ser um instrumento potencializador da criatividade, da ludicidade e das relações socioculturais com educandos, do primeiro segmento do Ensino Fundamental, frente aos desafios pedagógicos propostos em atividades expressivas em Teatro de Bonecos, tendo em vista a necessidade de uma formação cognitiva e sensível com crianças, que seja capaz de contribuir para a sua formação estética. A metodologia pautou-se em uma abordagem argumentativa através de questionários, como forma de pesquisa e análise, através da utilização de métodos para compreensão do objeto de estudo em um contexto de pesquisa e de observação. A análise apontou o Teatro de Bonecos como uma linguagem estética, que se utiliza da voz, da criação plástica e textual, da expressão lúdica e do poder criativo do corpo. As vivências expressivas em Teatro de Bonecos apresentaram-se como um recurso didático para a Educação, capaz de favorecer significativamente no desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e das interações socioculturais com os participantes. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons