Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EnePauloDosSantosPedroso.pdf305,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição-
dc.contributor.authorPedroso, Ene Paulo dos Santos-
dc.identifier.citationPEDROSO, Ene Paulo dos Santos. A prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física: estudo de caso da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz. 2012. 44 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Polo Unifap, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO presente estudo caracterizou-se por uma abordagem dialética, utilizando-se dos métodos qualitativos. Abrange os estudos de caso em uma das escolas da rede publica de ensino – a Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz, o qual está situada no município de Tartarugalzinho – Amapá. Pretendeu-se com o estudo verificar a prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física. Para isso fez-se uso de questionário direcionado aos professores, na intenção de servir de embasamento no aprofundamento da temática e relaciona-los fazendo transferências com pesquisas de autores como Lino Castellani, Marques, Gabriel Chalita, dentre outros. Abordou-se sobre o histórico do voleibol, desde a sua concepção seu significado e hoje é a segunda modalidade mais aceita pelos jovens do país desta forma também como o voleibol é desenvolvido nas aulas de Educação Física; o voleibol e o processo pedagógico, que busca uma reflexão do fazer educação respeitando suas qualidades e diferenças, assegurados pela compreensão e sensibilidade humana. Demonstra os resultados do trabalho analisando o ponto de vista dos docentes sobre a temática abordada. Aqui sustentamos que a prática de uma modalidade altamente competitiva nos meios esportivos, quando inserido na escola deve tornar-se em jogo de cooperação buscando a interação, inclusão e socialização.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordVoleibolen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação físicaen
dc.titleA prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física : estudo de caso da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomazen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-25T10:23:59Z-
dc.date.available2013-10-25T10:23:59Z-
dc.date.issued2013-10-25T10:23:59Z-
dc.date.submitted2012-08-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6421-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons