Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AndresaCaetano_EdileusaSilva_SandraSilva.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Práticas de ensino para despertar a motivação e a criatividade na EJA”
Autor(es): Caetano, Andresa de Lima
Silva, Edileusa Costa
Silva, Sandra Enoe de Lima
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Coorientador(es): Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Motivação na educação
Criatividade (Educação)
Data de apresentação: Jun-2010
Data de publicação: 24-Out-2013
Referência: CAETANO, Andresa de Lima; SILVA, Edileusa Costa; SILVA, Sandra Enoe de Lima. “Práticas de ensino para despertar a motivação e a criatividade na EJA”. 2010. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: A escola atual é fundamentada na transferência de conhecimento e na visão do aluno como mero receptor, sem conhecimentos, valores, capacidade crítica e, sobretudo, sem voz ativa. No Centro de Ensino Médio 03 do Gama, a maioria dos professores da Educação de Jovens e Adultos tenta desmitificar essa prática, pois vêem em cada aluno um ser único, rico em conhecimentos, habilidades, saberes e vivências. O objetivo deste Projeto de Intervenção Local é demonstrar como aulas ou atividades diferenciadas podem motivar a criatividade, a vontade de aprender e despertar talentos inertes, tanto no aluno quanto no professor. Esse trabalho exemplifica como a construção coletiva do conhecimento é possível com a criação de ambientes de aprendizagem que utilizam as diferenças e diversidades como ferramenta de trabalho e demonstra que a educação compartilhada funciona como um instrumento para resgatar a autoestima, aprimorar as capacidades e as habilidades, desenvolver o empreendedorismo, explorar as riquezas culturais da sociedade e estimular o respeito pelo outro e pelo mundo. Concluímos, por meio das progressivas intervenções realizadas na aula da Química do Amor e no Projeto Resgatando Valores, que mudanças na educação , por mais que adequadas, só se tornam efetivas quando correlacionadas aos projetos de vida dos alunos e que a motivação e a construção do saber são ações cíclicas e ilimitadas que necessitam de reciprocidade exigindo, para tanto, um esforço coletivo e contínuo de todos os envolvidos nesse processo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.6412
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.