Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JoaoRitaFranco.pdf114,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura crítica e qualidade de aprendizagem
Autor(es): Franco, João Rita
Orientador(es): Paz, Ana América Magalhães Ávila
Coorientador(es): Kotz, Deliene Lopes Leite
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura
Interesses na leitura
Aprendizagem
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 24-Out-2013
Referência: FRANCO, João Rita. Leitura crítica e qualidade de aprendizagem. 2010. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local – PIL tem o propósito de ser desenvolvido no CESAS (Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul), que foi criado pela extinta Fundação Educacional do Distrito Federal por meio de convênio firmado com o Ministério da Educação. Foi elaborado a partir de dados coletados em questionário aplicado a alunos do CESAS, e também, de constatações obtidas por meio da observação e experiência, em sala de aula, com jovens e adultos, do professor autor dessa proposta. Essas Informações mostram um público com baixo índice de leitura, falta de compreensão dos textos e pouco tempo para se dedicar aos estudos. Por isso, esse Projeto objetiva estimular no estudante o interesse pela leitura de forma a proporcionar um aprendizado que revele uma nova forma de ver o mundo, possibilitando, assim, aos alunos, a certeza da importância de uma melhor leitura na vida cotidiana. O professor terá de trabalhar seus conteúdos, contextualizando-os na realidade dos alunos. Além de utilizar-se de um conjunto de textos que, por si só, tornem-se elemento propulsor do aprendizado da leitura, estabelecendo como prioridade o desenvolvimento da criticidade na interpretação dos textos e da possibilidade de compreender os fatos e a sua significação no contexto social do aluno, contribuindo para a construção da cidadania. O acompanhamento e a avaliação desse trabalho serão realizados tanto durante quanto após a efetivação das atividades estabelecidas. Serão feitos por meio da aplicação de novo questionário e observação contínua do professor. Com essa concomitância de desenvolvimento das atividades e verificação de resultados, busca-se não somente o êxito do projeto como um todo, mais também o aperfeiçoamento do trabalho durante a sua realização, para que ele possa atingir seus objetivos de forma mais efetiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6404
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.