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Título: Orientações curriculares da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional do Centro Educacional 11 de Ceilândia/DF : uma proposta em construção
Autor(es): Cardoso, Sandra Amélia
Moreira Sobrinho, Nelson
Orientador(es): Angelim, Maria Luiza Pereira
Coorientador(es): Linhares, Maria do Socorro da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : EPT
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Formação profissional
Currículo escolar
Ensino profissional
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 24-Out-2013
Referência: CARDOSO, Sandra Amélia; MOREIRA SOBRINHO, Nelson. Orientações curriculares da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional do Centro Educacional 11 de Ceilândia/DF: uma proposta em construção. 2010. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local é a etapa conclusiva do Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA. O currículo utilizado para a EJA, no Centro Educacional 11, é uma adaptação das Orientações Curriculares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para o Ensino Médio/2009. Essa adaptação curricular foi realizada pelos professores e coordenadores dessa instituição educacional, considerando apenas a carga horária reduzida. Deve-se atentar que o atual currículo utilizado pelas Instituições Educacionais que atendem a EJA na SEE/ DF pode sofrer variação dentro da própria Diretoria Regional de Ensino e até na própria escola. Diante do exposto, o currículo utilizado para a modalidade EJA por essa instituição educacional não atende às especificidades dos estudantes. Para tanto, verificou-se a necessidade de se construir um currículo de EJA integrado ao mundo do trabalho com o apoio dos professores, estudantes da EJA, gestores, coordenadores, trabalhadores da carreira assistência, representantes do Conselho Escolar, coordenação de EJA da Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia/DF, representante da Gerência de EJA e da Diretoria de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, professores do Centro de Educação Profissional de Ceilândia/DF, professores da Faculdade de Educação da UnB, representante do Conselho de Educação do DF, representante do Fórum EJA do Distrito Federal, sindicato, presidente de Associação de Bairros, líderes religiosos, movimentos sociais e representante da Comissão de Educação da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O presente projeto objetiva ainda a mobilização, levantamento de demandas e o estudo para a construção do documento orientador e das propostas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos integradas à Educação Profissional do Centro Educacional 11 da Ceilândia/DF, numa perspectiva trandiscilplinar. Como a educação que desejamos não se limita ao ensino profissionalizante, este trabalho propõe a construção das propostas curriculares em consonância com três eixos temáticos: trabalho, cultura, educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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