Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SandraDeCassiaDeSouzaPedroso.pdf3,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Refletindo a prática da dança nas aulas de educação física
Autor(es): Pedroso, Sandra de Cássia de Souza
Orientador(es): Chagas, Regiane de Ávila
Coorientador(es): Aguiló, Juliana Natalhie de Avila
Assunto: Movimento corporal
Educação física (Ensino fundamental)
Dança na educação
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 23-Out-2013
Referência: PEDROSO, Sandra de Cássia de Souza. Refletindo a prática da dança nas aulas de educação física. 2012. [57] f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O presente trabalho aborda os resultados de um projeto de pesquisa realizado em duas escolas públicas no ensino Fundamental na Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz, e no ensino médio na Escola Estadual Alzira de Lima Santos, no município de Tartarugalzinho, estado do Amapá. No qual se buscou investigar como a dança vem sendo inserida no processo pedagógico nas aulas de Educação física. Partindo assim, de uma abordagem etnográfica de base qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário, que foi realizado com quatro professores de educação física, e assim aproximar melhor da realidade e compreendê-la, tendo como fonte de pesquisa os autores que defendem este tema, entre eles temos Marques, (2007), Vargas (2003), Rangel (2002), Candau (2008), entre outros. Buscou-se uma maior compreensão através da historicidade da dança, do que é dança e sua contribuição para o desenvolvimento do ser humano. Após a pesquisa de campo, traçou-se um olhar crítico e reflexivo sobre a dança como conteúdo nas aulas de educação física, a dança e a formação do professor, a dança na escola campo e para finalizar a importância do ensino da dança no processo ensino aprendizagem. Dessa forma acreditamos que a dança trabalhada de forma crítica e reflexiva no processo ensino aprendizagem se torna uma importante ferramenta de transformação social, pois permite a transmissão de sentimento, emoções e afetividade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Pólo Unifap, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons