Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeonardoMottaTavares.pdf5,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pretextos para imagens internas : panorâmicas
Autor(es): Tavares, Leonardo Motta
Orientador(es): Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto: Imagens, ilustrações, etc.
Colagem
Escrita
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 23-Out-2013
Referência: TAVARES, Leonardo Motta. Pretextos para imagens internas: panorâmicas. 2013. 70 f. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho aborda o diálogo entre a palavra escrita e a imagem, apresentado por meio de uma prática artística, e calcado em estudos de procedimentos e reflexões teóricas, a fim de dar prosseguimento às averiguações e experiências realizadas no decurso da minha graduação. A investigação das possibilidades de utilização dos elementos linguísticos no campo da visualidade, permeia a poética artística aqui apresentada, justificada, no contexto das produções contemporâneas, em razão da presença constante da palavra como objeto passível de valor visual, em conformidade com a multidisciplinaridade presente nestes processos exploratórios. O trabalho apresenta um percurso histórico do tema abordado, com enfoque nas produções de caráter híbrido, ou interdisciplinar, realizadas desde a Antiguidade, passando pelas vanguardas históricas do começo do século XX até as experimentações contemporâneas, abrangendo questões conceituais e processuais na literatura e nas artes plásticas, assim como suas relações. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This study strives to establish a dialogue between written word and visuality, according to an artistic practice and based on theoretical and methodological reflections, in order to continue the research and artistic practices developed in my graduation. In this work, the aesthetic possibilities of the linguistic codes are the subject of investigation, justified by the historical context of contemporary art, in wich the written word takes place as a visual element, in consonance with the interdisciplinarity aspects of exploratory proceedings. This study presents a historical retrospective of research and practice of the use of written word in art and literature, focusing on the hybrid aspects of the subject, methods and conceptual matters.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons