Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlexAmanajasRocha.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar : análise da estrutura física e ações metodológicas como desafio ao processo de aprendizagem em espaços adaptados
Autor(es): Rocha, Alex Amanajás
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação inclusiva
Instalações escolares
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação física para deficientes
Data de apresentação: 18-Jul-2012
Data de publicação: 23-Out-2013
Referência: ROCHA, Alex Amanajás. Educação física escolar: análise da estrutura física e ações metodológicas como desafio ao processo de aprendizagem em espaços adaptados. 2012. xi, 79, xciv f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: Esta pesquisa visa ampliar o conhecimento sobre as aulas de educação Física em espaços adaptados, bem como procurar demonstrar as relações existentes por alunos inclusos nesses ambientes, para compreender a ocorrência desta prática na rede municipal de Macapá entre educandos e educadores buscou-se realizar através de uma pesquisa descritiva, essencialmente qualitativa, utilizando como ferramentas metodológicas o questionário estruturado. Também foi realizada a revisão bibliográfica da literatura que abordava essa temática, tendo como principais autores (DARIDO e JUNIOR (2007), KUNS (2005), GASPARI (2008), RANGEL (2002), MELLO (2006), GIROUX (1997), MOREIRA (2006), BATISTA (2006), dentre outros autores). A fim de entender as recentes pesquisas sobre a temática, para analisar o processo de inclusão e as metodologias trabalhadas pelos educadores nas instituições públicas de ensino nas aulas de Educação Física. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research intends to expand the knowledge about the Physical education classes in the adequate spaces as well to demonstrate the relationships by students included in these places, to understand the existence of this practice at municipal schools between students and teachers, it was carried out a descriptive research, qualitative, using like methodological tools the structured questionnaire. It was carried also the literature review that discussed this subject, among main authors ( DARIDO and JUNIOR (2007), KUNS(2005), GASPARI (2008), RANGEL (2002), MELLO (2006), GIROUX (1997), MOREIRA (2006), BAPTIST(2006), among others authors). In order to understand recent researches about the subject, to analyze the process of inclusion and the methodologies used by teachers at public schools of teaching in the Physical education classes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons