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Título: A contribuição da psicomotricidade no processo de desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida
Autor(es): Duarte, Rebeca Moutinho Arêdes
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Cognição nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Capacidade motora nos lactentes
Data de apresentação: 3-Jul-2013
Data de publicação: 22-Out-2013
Referência: DUARTE, Rebeca Moutinho Arêdes. A contribuição da psicomotricidade no processo de desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. 2013. 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A evolução dos estudos sobre a psicomotricidade iniciou-se analisando principalmente o desenvolvimento motor; mais tarde estudou a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo da criança, e atualmente estuda a lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e sua relação com o desenvolvimento cognitivo da criança. O presente trabalho busca investigar e analisar a interferência da psicomotricidade no desenvolvimento do bebê, ou seja, possibilitar a compreensão das relações estabelecidas entre a motricidade humana e os processos de aprendizagem do bebê, no âmbito das atividades predominantemente motoras como das atividades predominantemente cognitivas. Esta pesquisa foi baseada em estudos exploratórios, com enfoque na pesquisa-ação, utilizando diferentes autores da área de Educação e Psicologia. A análise dos dados foi de caráter qualitativo. Os participantes da pesquisa foram duas Pedagogas, uma estudante de Direto, sendo as três profissionais do Berçário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, e ainda duas salas do Berçário com crianças de faixas etárias diferentes, uma sala com 14 bebês, de 10 e 11 meses e outra sala com 18 bebês, de 15 a 18 meses. O instrumento utilizado foi um questionário encaminhado às três profissionais e as observações feitas nas salas dos bebês. Os resultados das respostas das professoras foram positivos, podendo observar a percepção que cada profissional tem sobre a importância da educação psicomotora, a relevância da realização de atividades voltadas ao estímulo da psicomotricidade para alcançar um desenvolvimento global em todos os sentidos. Os resultados das observações foram de fundamental importância para reforçarem as falas das participantes, apresentando a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento geral do bebê decorrente de cada atividade apresentada. Conclui-se então que crianças estimuladas desde a mais tenra idade terão um desenvolvimento mais adequado em relação as suas potencialidades. Uma criança que conhece bem seu corpo, suas limitações, que utiliza os movimentos corretamente, melhora seu desenvolvimento, podendo até sanar problemas de aprendizagem, pois para as crianças é necessário saber se controlar e dominar o próprio corpo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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