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Título: A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da produção dos programas de pós-graduação das universidades federais do Centro-Oeste entre 1990-2010
Autor(es): Oliveira, Letícia Marinho Eglem de
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Pedagogia
Professores - formação
Publicações científicas
Pesquisa educacional
Data de apresentação: 1-Ago-2013
Data de publicação: 22-Out-2013
Referência: OLIVEIRA, Letícia Marinho Eglem de. A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da produção dos programas de pós-graduação das universidades federais do Centro-Oeste entre 1990-2010. 2013. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho de natureza qualitativa tem como objetivo analisar na produção acadêmica como a questão da polivalência é tratada nas teses e dissertações concluídas no período de 1990 a 2010 dos programas de pós-graduação de três universidades do Centro-Oeste – Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Essa pesquisa assume a polivalência em um contexto educacional, considerando-a como a essência do trabalho do professor dos anos iniciais caracterizada pela capacidade de lecionar diferentes conteúdos das diferentes áreas do conhecimento que compõem o currículo da educação básica. As teses e dissertações selecionadas atendiam ao tripé de análise formação – exercício- currículo do professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental. Tivemos como referencial teórico estudos sobre profissionalização, profissionalidade e profissionalismo, tendo como base as ideias de Lima (2007), Cruz (2012) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003). Foi possível perceber que a temática da polivalência não tem sido utilizada como objeto de estudo nas pesquisas realizadas nos programas de pós- graduação nas universidades delimitadas para essa pesquisa, porém, ao mesmo tempo em que não é estudado, contraditoriamente, na maioria das pesquisas os autores apontam a importância do domínio dos conteúdos do currículo da educação básica para a atuação desse docente. A análise identificou três categorias: a) silenciamento temático; b) visão fragmentada do professor polivalente subdividida em ênfase no estudo disciplinar e visão negativa da formação polivalente; c) associação da polivalência com a interdisciplinaridade. Vêem-se como perspectivas de novos estudos identificar as causas dessa baixa produtividade, além de procurar desconstruir a visão fragmentada do professor dos anos iniciais detectada nesse estudo e divulgar a temática da polivalência no meio acadêmico educacional. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This qualitative study aims to analyze the academic production as the issue of versatility is treated in theses and dissertations completed in the period 1990-2010 of graduate programs at three universities in the Midwest - University of Brasilia (UNB) Federal University of Goiás (UFG) and the Federal University of Uberlândia (UFU). This research takes versatility in an educational context, considering it as the essence of the work of years teachers characterized by the ability to teach different content from different knowledge areas that comprise the basic education curriculum. Theses and dissertations selected met the tripod analysis training - exercise-curriculum teacher who works in the early years of elementary school. We had as theoretical studies of professionalization, professionalism and professionalism, based on the ideas of Lima (2007), Cross (2012) and Ramalho, Nuñez and Gauthier (2003). It was possible to see that the theme of versatility has been used as an object of study in research conducted in the postgraduate programs in universities defined for this research, however, while it is not studied, contradictorily, in most studies the authors point out the importance of the content area of the curriculum of basic education for the performance of that teacher. The analysis identified three categories: a) silencing themed b) fragmented view of the versatile teacher subdivided into disciplinary emphasis on the study, and negative training multipurpose c) association with the versatility of interdisciplinarity. They see themselves as prospects for further studies to identify the causes of low productivity, and seek to deconstruct the fragmented view of the years teachers detected in this study and publicize the theme of versatility in academic education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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