Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NaaraRodriguesQueiroz.pdf383,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento literário no ensino fundamental I : o professor mediando a interação do aluno com o livro
Autor(es): Queiroz, Naara Rodrigues
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Letramento
Leitura
Interesses na leitura
Livros e leitura
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 21-Out-2013
Referência: QUEIROZ, Naara Rodrigues. Letramento literário no ensino fundamental I: o professor mediando a interação do aluno com o livro. 2013. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho trata do papel do professor como mediador na interação do aluno com o livro. Para tanto, o referencial teórico aborda conceitos de letramento e letramento literário e, por conseguinte, coloca o professor como agente, promotor e mediador desse letramento, portanto, incentivador da leitura. Para que o objetivo proposto, que é analisar as estratégias de mediação leitora utilizadas pelo professor, no Ensino Fundamental I, ao apresentar o livro literário para os alunos, fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico em uma escola pública. Foram feitas observações em duas turmas de Ensino Fundamental I e como resultado foi possível concluir que os professores ainda não se valem de estratégias diversificadas para utilizar o livro literário em sala de aula e também trabalham com os alunos muitas atividades que contribuem para a alfabetização, mas não para o letramento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons