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Título: A concepção de professores sobre a medicalização em alunos com os supostos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): Pereira, Josy Borges Gullo Ramos
Orientador(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Educação de crianças
Distúrbios da aprendizagem
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 21-Out-2013
Referência: PEREIRA, Josy Borges Gullo Ramos. A concepção de professores sobre a medicalização em alunos com os supostos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. 2013. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasilia, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo discutir o processo de medicalização dentro do ambiente escolar. Para tal discussão, nosso foco de análise foi o TDA/H e os desdobramentos da prescrição dos fármacos para crianças com esse diagnóstico médico. No mundo atual, a inserção da medicalização no ambiente escolar é mais um elemento do parâmetro biologizante que reverbera hoje na sociedade. Nesse contexto, inserem-se as dificuldades de aprendizagem como um problema orgânico, localizado em um funcionamento disfuncional no aparato cerebral. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em duas escolas do DF, nas quais aplicamos uma entrevista semiestruturada no corpo docente e em orientadoras educacionais. A análise dos dados articulou as produções discursivas das professoras entrevistadas, juntamente com a revisão de literatura anteriormente realizada. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to discuss the process of medicalization within the school environment. For this discussion, the focus of our analysis was the TDA / H and the ramifications of prescription drugs for children with this medical diagnosis. In today's world, the insertion of medicalization in the school environment is another element of the parameter biologizing that reverberates today in society. In this context, are part of the learning difficulties as an organic problem, located in a run in the apparatus dysfunctional brain. The research, qualitative, was conducted in two schools in the DF, in which we apply a semi-structured interview the faculty and educational guidelines. Data analysis articulated the discursive productions of the teachers interviewed, along with the literature review carried out earlier.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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