Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ReinaldoDosAnjosSousa.pdf818,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gêneros textuais e ensino : práticas de letramento empregadas no ensino de língua portuguesa pelos professores da Escola Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Kalunga do Prata - Município de Cavalcante - GO)
Autor(es): Sousa, Reinaldo dos Anjos
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Letramento
Educação do campo
Prática de ensino - língua portuguesa
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 17-Out-2013
Referência: SOUSA, Reinaldo dos Anjos. Gêneros textuais e ensino : práticas de letramento empregadas no ensino de língua portuguesa pelos professores da Escola Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Kalunga do Prata - Município de Cavalcante - GO). 2013. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo sobre as práticas de letramento empregadas no ensino de língua portuguesa pelos professores da Escola Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Kalunga do Prata - Município de Cavalcante - GO). Aborda a relevância do uso dos gêneros textuais para a ampliação da capacidade leitora e de escrita dos alunos (foco no ensino fundamental). A metodologia empregada na pesquisa é de base qualitativa sob uma perspectiva colaborativa, tendo como base a atuação do pesquisador e bolsista PIBID durante a realização da oficina "Letramento Múltiplos" (com o apoio dos professores colaboradores da LEdoC) voltada para o processo de capacitação/formação dos professores das escolas da comunidade do Prata. O trabalho insere-se no contexto da educação do campo e tem como base conceitual: o letramento e os gêneros textuais. O trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre o papel do educador no processo de formação dos discentes como sujeitos leitores e escritores nos diferentes contextos de uso da língua portuguesa. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research presents a study of literacy practices employed in the teaching of Portuguese by teachers from Escola Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Kaluga do Prata - Município de Cavalcante - GO). Discusses the relevance of the use of genres to expand the capacity of reading and writing of students. The methodology is based on qualitative research in a collaborative approach, based on the work of the researcher and scholar PIBID during the workshop "Multiple Literacy" (with the support of teachers LEdoC employees) focused on the process of training/training of teachers in community schools Prata. The work is within the context of rural education and its conceptual basis: literacy and genres. The work aims to contribute to the discussion about the role of the educator in the process of formation of students as subjects readers and writers in different contexts of use of the Portuguese language.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons