Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_VeronicaSilvadeLima.pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioteca da Escola Parque 210 Sul : estudo de caso
Autor(es): Lima, Verônica Silva de
Orientador(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Bibliotecas escolares
Interesses na leitura
Educação
Escola Parque 210 Sul
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 19-Out-2009
Referência: LIMA, Verônica Silva de. Biblioteca da Escola Parque 210 Sul: estudo de caso. 2009. 41 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Trata do estudo de caso da Biblioteca da Escola Parque 210 Sul. Aborda brevemente a idéia originária de Anísio Teixeira e as diferenças do projeto atual de Escola Parque em Brasília. Sob o enfoque da leitura como um processo de compreensão abrangente, ressalta o papel da biblioteca dentro da Escola Parque. Enfatiza a importância do papel da Educação na formação dos cidadãos críticos e conscientes e, desta forma, o papel protagonista das bibliotecas escolares como um todo. Propõe uma resignificação da biblioteca a partir da união de forças e esforços entre os seus funcionários, professores e Direção para beneficiar os leitores. Um questionário foi aplicado aos estudantes, houve observações in loco na biblioteca e inúmeras conversas com professores e funcionários a fim de conhecer sua realidade concreta, seus usuários reais e potenciais para que novos rumos sejam dados a ela a partir dos interesses e motivações dos envolvidos no processo educacional do contexto da Escola Parque 210 Sul. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Presents the Escola Parque 210 Sul Library‟s case. Shortly approaches Anisio Teixeira‟s original idea and the differences between his project and this one placed at Brasilia. It‟s written under the vision of reading as a complex and wide process, emphasizing the role of the library not just inside this particular school (Escola Parque) but to all the schools, and the significance of formal education to generate real citizens. Suggests another way to see the library from the junction of efforts amongst everybody in the school to benefit the students. A questionnaire was filled by the students over their relationship to the library, some observation was made in loco and countless conversations with teachers were taken to get to know the library‟s reality to change it‟s present state to achieve it‟s potential toward the interests of the students and the teachers of the Escola Parque 210 Sul.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.