Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PatriciaDosSantosDoAmaral.pdf871,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do processo histórico da ocupação do território da Colônia Agrícola Lamarão no contexto do PAD-DF, sob o olhar da segurança alimentar e nutricional com ênfase na produção agrícola
Autor(es): Amaral, Patrícia dos Santos do
Orientador(es): Carneiro, Fernando Ferreira
Assunto: Segurança alimentar
Ecologia agrícola
Agricultura
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: AMARAL, Patrícia dos Santos do. Análise do processo histórico da ocupação do território da Colônia Agrícola Lamarão no contexto do PAD-DF, sob o olhar da segurança alimentar e nutricional com ênfase na produção agrícola. 2013. 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho consistiu em um estudo documental sobre a Colônia Agrícola Lamarão, que ocupa uma área do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), que pertence à Região Administrativa do Paranoá. Com enfoque no estudo baseado no território, o presente trabalho se propôs a realizar uma análise crítica do processo histórico de ocupação da Colônia Agrícola Lamarão no contexto do PAD- DF, sob o olhar da segurança alimentar e nutricional (SAN) com ênfase na produção agrícola. Com o estudo foi possível observar que a implementação do PAD-DF gerou grandes transformações nas estruturas da comunidade, da agricultura e do meio ambiente. Sendo possível observar a implantação de todas as categorias impostas pela Revolução Verde. Colocando a comunidade em situação de vulnerabilidade socioambiental e nos levando a questionar o modelo de desenvolvimento imposto no local. Nesse processo, o Direito Humano à Alimentação Adequada à comunidade do Lamarão foi violado, quando se constata a destinação das terras produtivas, que se correlaciona com a disponibilidade de alimentos presentes na comunidade. Poucos têm acesso ao consumo de frutas e hortaliças de maneira regular e adequada. Fica imputada nesse sentido uma violação da acessibilidade física e econômica a uma alimentação balanceada e da qualidade destes produtos frente o uso maciço de agroquímicos utilizados na região.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons