Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6312
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GiselleSilvaGarcia.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A agricultura familiar e os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal
Autor(es): Garcia, Giselle Silva
Orientador(es): Recine, Elisabetta Gioconda Iole Giovanna
Assunto: Agricultura familiar
Segurança alimentar
Política alimentar
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: GARCIA, Giselle Silva. A agricultura familiar e os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal. 2013. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo propõe a verificar o atual envolvimento dos gestores públicos e entidades sociais relacionadas aos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) com o incentivo e a valorização da agricultura familiar, a fim de estabelecer uma produção de circuito curto e local de alimentos com elevada qualidade nutricional, culturalmente referenciados e produzidos de forma sustentável no Distrito Federal. Dessa forma, utilizou-se a metodologia desenvolvida por Lefèvre&Lefèvre para construção dos Discursos do Sujeito Coletivo (DSC), sendo para tantorealizadas 5 (cinco) entrevistas: duas com gestores públicos dos Equipamentos Públicos de SAN, uma com um representante local dos agricultores familiares, outra com representante de umaentidade que recebe doação do Banco de Alimentos e com o representante de uma empresa local atuante nos Restaurantes Comunitários. Os resultados apontam engajamento dos sujeitos relacionados à garantia de SAN com a temática, ressaltando a necessidade de reestruturação para um novo modelo hegemônico de produção, de forma paulatina, partindo da modificação inicial da cultura do sistema econômico, além de uma conscientização da comunidade para o tema. Foram vários os obstáculos apontados para a inserção da agricultura familiar no mercado institucional, como as dificuldades de acesso à terra, insumos, escoamento da produção, terceirização dos serviços de alimentação nos equipamentos e burocracias, como demasiadas exigências de documentações e higiênico-sanitárias não condizentes com a forma produtiva de pequena escala. O estudo permitiu concluir que existe um ambiente favorável, mas a discussão da temática ainda é muito incipiente, necessitando-se envolvimento da comunidade acadêmica para novos estudos, incentivando a sociedade civil a participar dos debates para superação dos obstáculos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons