Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6303
Título: | A construção das estruturas aditivas junto a estudantes de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública |
Autor(es): | Martins, Geniane Lúcia Ribeiro |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Psicopedagogia Matemática - estudo e ensino - aspectos psicológicos |
Data de apresentação: | 10-Jul-2013 |
Data de publicação: | 14-Out-2013 |
Referência: | MARTINS, Geniane Lúcia Ribeiro. A construção das estruturas aditivas junto a estudantes de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2013. 49 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Nossa experiência tem mostrado que algumas crianças diante de situações aditivas ao invés de entendê-las e elaborar estratégias próprias para resolvê-las se preocupam em apresentar um algoritmo padrão que sirva de resposta e conseqüentemente apresentam dificuldades na resolução destas situações. Portanto, neste trabalho discutimos o desempenho de um grupo de crianças do 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) do ensino público do Distrito Federal na resolução de situações aditivas. Durante o estudo, que previu sessões de observação e intervenção psicopedagógicas, observamos e analisamos as notações e os obstáculos apresentados pelas crianças ao resolverem situações-problema. Os planejamentos tiveram como fundamentos teóricos os estudos de Piaget, Vigotsky e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Os resultados nos mostraram a necessidade de considerar o que as crianças pensam sobre alguns conceitos matemáticos e potencializar a compreensão que elas têm das estruturas aditivas para melhor adicionarem e subtraírem. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons