Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GenianeLuciaRibeiroMartins.pdf910,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção das estruturas aditivas junto a estudantes de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública
Autor(es): Martins, Geniane Lúcia Ribeiro
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Psicopedagogia
Matemática - estudo e ensino - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: MARTINS, Geniane Lúcia Ribeiro. A construção das estruturas aditivas junto a estudantes de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2013. 49 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nossa experiência tem mostrado que algumas crianças diante de situações aditivas ao invés de entendê-las e elaborar estratégias próprias para resolvê-las se preocupam em apresentar um algoritmo padrão que sirva de resposta e conseqüentemente apresentam dificuldades na resolução destas situações. Portanto, neste trabalho discutimos o desempenho de um grupo de crianças do 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) do ensino público do Distrito Federal na resolução de situações aditivas. Durante o estudo, que previu sessões de observação e intervenção psicopedagógicas, observamos e analisamos as notações e os obstáculos apresentados pelas crianças ao resolverem situações-problema. Os planejamentos tiveram como fundamentos teóricos os estudos de Piaget, Vigotsky e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Os resultados nos mostraram a necessidade de considerar o que as crianças pensam sobre alguns conceitos matemáticos e potencializar a compreensão que elas têm das estruturas aditivas para melhor adicionarem e subtraírem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons