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https://bdm.unb.br/handle/10483/6300
Título: | A formação do agente comunitário para a construção de processos educativos (para a saúde) na Atenção Primária de Saúde na perspectiva de educação popular |
Autor(es): | Alves, Glaucia de Azevedo |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Agentes comunitários de saúde Educação popular |
Data de apresentação: | 19-Jul-2013 |
Data de publicação: | 14-Out-2013 |
Referência: | ALVES, Glaucia de Azevedo. A formação do agente comunitário para a construção de processos educativos (para a saúde) na Atenção Primária de Saúde na perspectiva de educação popular. 2013. x, 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo discutir a importância da formação do Agente Comunitário (ACS) na construção de processos educativos para a Saúde na Atenção Primária, na perspectiva de educação popular. A partir da concepção de Paulo Freire de “Educação Popular”, construiu-se uma capacitação para Agentes Comunitários de uma região do Distrito Federal, descrevendo e comparando essa experiência de intervenção pedagógica com experiências de formação para Agentes Comunitários e de Agentes Comunitários de algumas cidades brasileiras, concluindo com o apontamento de possíveis caminhos e contribuições da Pedagogia para o processo de formação não apenas dos Agentes Comunitários de Saúde, mas toda a equipe de saúde no que tange à educação popular. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The present monograph aims to discuss the importance of forming the Community Agent (ACS) in the construction of educational processes for Health in Primary Care, from the perspective of popular education. From the conception of Paulo Freire "Popular Education", has built a training to community agents of a region of Distrito Federal, describing and comparing the experience of pedagogical intervention training experiences for Community Agents in some Brazil‟ cities, concluding with the appointment of possible contributions of Pedagogy for the training process not only of Community Health Workers, but the entire health care team regarding the popular education. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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