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Título: O impacto dos movimentos sociais na formação e atuação docente : construções dialógicas para uma educação emancipatória e libertária
Autor(es): Rocha, Deise Ramos da
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores - formação
Movimentos sociais
Cidadania
Data de apresentação: Jan-2013
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: ROCHA, Deise Ramos da. O impacto dos movimentos sociais na formação e atuação docente: construções dialógicas para uma educação emancipatória e libertária. 2013. 160 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A ideia deste trabalho nasce da reflexão da formação inicial pensada em conjunto a outros espaços de formação política, no entendimento de que os movimentos sociais podem ser assumidos como espaços de desenvolvimento de autores autônomos de uma ação pedagógica politizada. Este estudo tem como objetivo investigar o papel que os Movimentos Sociais podem oferecer à formação docente, especificamente a do pedagogo, desenvolvendo um trabalho de pesquisa qualitativa, com base em análise empírica, sobre o impacto da atuação nestes espaços em relação à transformação da realidade, na medida em que a militância proporciona ao docente, vivências e condições de ações dialógicas com a realidade. Para tal, realizamos um mapeamento de literaturas bibliográficas publicadas, no intuito de perceber o que se tem debatido em relação ao estudo, no espaço acadêmico; aplicação de questionários à pedagogos atuantes; e entrevistas com perfis selecionados de pedagogos, visando reconhecer e relatar perspectivas de transformação da sociedade que os movimentos sociais oferecem ao docente participante da organização política. Neste modo, espera-se que outros espaços de formação sejam impactados, na medida em que a militância proporciona condições em dinamizar o ensino-aprendizado na prática comunitária e democrática. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The idea of this work arises from reflection of initial thought together to other educational policy, on the understanding that social movements can be assumed to be spaces of developing autonomous authors of a politicized pedagogical action. This study aims to investigate the role of teacher‟s formation that the spaces of social movements can offer the educator, developing a qualitative research study, based on empirical analysis on the impact of performance in these areas in relation to the transformation of reality, in as the militancy provides the teaching, experiences and conditions of dialogical actions with reality. To this end, we conducted a mapping of literature published literature, in order to understand what has been discussed in relation to the study in academic space; questionnaires to educators working; profiles and interviews with selected teachers, aiming to recognize and report on prospects transformation of society that social movements offer to teachers participating organization's policy. In this mode, it is expected that other educational institutions are impacted to the extent that militancy provides conditions for dynamic teaching and learning in community practice and democratic.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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