Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaCarolinaNascimentoSousa.pdf911,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção do conhecimento : práticas pedagógicas orientadas para o sujeito que aprende
Autor(es): Sousa, Ana Carolina Nascimento
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Prática de ensino
Subjetividade - educação
Aprendizagem
Conhecimento
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: SOUSA, Ana Carolina Nascimento. A construção do conhecimento: práticas pedagógicas orientadas para o sujeito que aprende. 2013. [72] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo busca compreender o processo de construção do conhecimento no contexto estudado que esteja voltado para o sujeito que aprende. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de uma escola pública no Distrito Federal. A categoria da Subjetividade histórico-cultural e a epistemologia da complexidade foram os principais embasamentos teóricos, de modo a refletir sobre as práticas pedagógicas, a partir do sujeito que aprende em relação ao seu contexto de aprendizagem. Os pontos de análise foram as práticas pedagógicas da professora e as intervenções orientadas para o sujeito feitas pela pesquisadora. A pesquisa teve orientação qualitativa na perspectiva teórica de González-Rey, de caráter construtivo- interpretativo e interativo, considerada a relação dialógica como fonte de investigação. Os participantes foram 16 crianças estudando no 2º ano de Ensino Fundamental e a professora da turma, que trabalha há 12 anos na escola. O instrumento utilizado foi a observação- participativa com registro no diário de estágio, definido como um diário de campo para registrar as construções sobre ser professor, considerando não só as observações, mas a narrativa-interpretativa da experiência e as reflexões pertinentes. A experiência com o trabalho mostrou as possibilidades de favorecer o ambiente participativo e construtivo no qual o sujeito que aprende é o protagonista da aprendizagem, em meio a um espaço onde a atuação do professor nem sempre o possibilita. As práticas pedagógicas da professora mostraram um espaço limitador, sem nenhuma estratégia pedagógica orientada para o sujeito que aprende. Em relação às intervenções propostas pela pesquisadora foi possível promover a participação das crianças e investigar as necessidades de cada uma e direcionar as atividades individuais. Tendo em vista que a pesquisa ocorreu no final do ano letivo, isso pode ter influenciado nos resultados a respeito das práticas pedagógicas da professora consideradas insatisfatórias. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study tries to understand the process of knowledge construction by the subject in context studied. The research was carried out in a classroom of a public school located in Federal District. The main theoretical approaches were the historical-cultural category of the subjectivity and the epistemology of complexity, so that it could reflect on pedagogical practices, based on the subject who learns in relation to its learning context. The points of analysis were the teacher pedagogical practices and the subject- oriented researcher interventions. The research had qualitative focus in González-Rey perspective, of constructive-interpretative character and interactive, considering the dialogical relation, as primary source. The participants were 16 students who studied at nd2 grade of elementary school and the teacher, who works for 12 years at the same school. The methodological instrument was the participant observation registered in the intern-diary, defined as a field-diary to record the reflections about being a teacher, considering not only the observations, but narrative-interpretative experience and pertaining reflections. The research experience has shown the possibilities of an engaging learning environment and constructive in which the subject is the protagonist of his learning process within a space where the teacher´s acting not always allows it. The teachers pedagogical has shown a limitating learning area, without any pedagogical strategy subject oriented. In relation to the researcher interventions proposed in this study, the collective kids participation was possible, also their reflection that has directed to the personal activities. Since the research was held at the end of the last school year, it may influenced the results of the research about the pedagogical practice of the teacher considered unsatisfactory.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons