Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6290
Título: | A intervenção psicopedagógica e a resolução de situações-problema de estruturas multiplicativas |
Autor(es): | Szervinsk, Anna Gabriella Paulino |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino - aspectos psicológicos Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 17-Jul-2013 |
Data de publicação: | 11-Out-2013 |
Referência: | SZERVINSK, Anna Gabriella Paulino. A intervenção psicopedagógica e a resolução de situações-problema de estruturas multiplicativas. 2013. 52 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho consiste no relatório de intervenção no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Tem como objetivo avaliar as competências e as dificuldades para a resolução de situações-problema, orais ou escritas, envolvendo estruturas multiplicativas de estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma instituição pública do Distrito Federal. Tomou-se como referência estudos de autores contemporâneos como Fávero (2005, 2008), Muniz (2008) Pina Neves (2008), Morais, Bernardino & Aguiar (2010), D' Ambrosio (2005). Utilizou-se a metodologia qualitativa, com procedimentos de observação e sessões interventivas de aproximadamente 50 minutos Os resultados mostraram a necessidade de práticas educativas mais contextualizadas com o cotidiano dos estudantes para que, de modo prático, esses consigam elaborar e reelaborar seus conhecimentos e se motivem para o estudo. Além disso, precisam ser compreendidos como sujeitos ativos, construtores de seu próprio desenvolvimento, merecendo o respeito de suas opiniões, atitudes e dificuldades. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons