Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6288
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaAguiarRodrigues.pdf775,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Organização do ambiente como fator de qualidade na educação infantil : visão de professoras
Autor(es): Rodrigues, Jéssica Aguiar
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Ambiente de sala de aula
Educação de crianças
Qualidade (Educação)
Prática de ensino
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: RODRIGUES, Jéssica Aguiar. Organização do ambiente como fator de qualidade na educação infantil: visão de professoras. 2013. xi, 119 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa aqui descrita objetivou analisar a visão de professoras da educação infantil sobre a organização do ambiente como fator de qualidade neste contexto. Ela assumiu uma abordagem qualitativa, e se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras, com o foco nos indicadores da organização do ambiente. Quais são: condições físicas, construção e uso do espaço/ambiente, favorecimento da interação e promoção da autonomia. O referencial teórico foi desenvolvido a partir das ideias de Zabalza, Forneiro, Horn, Sousa, entre outros, sobre a relação entre a organização do ambiente escolar e a qualidade na educação infantil. A análise dos dados permitiu constatar que na dinâmica da sala de aula das professoras entrevistadas, vê-se em parte a presença dos indicadores da organização do ambiente, o que levou à conclusão de que o ambiente da sala de aula delas é centrado no adulto. Além disso, observa-se que existe um desconhecimento dos aportes teóricos sobre essa temática, sendo necessário que essas professoras estejam atualizando constantemente seus conhecimentos para melhorar a qualidade de suas práticas pedagógicas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons