Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6286
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FelipeMarcelSeabraDeMatos.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiência pedagógica na EJA : o caso da Associação Atlética de Santa Maria
Autor(es): Matos, Felipe Marcel Seabra de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação popular
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Data de apresentação: 15-Mar-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: MATOS, Felipe Marcel Seabra de. Experiência pedagógica na EJA: o caso da Associação Atlética de Santa Maria. 2013. 76 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação realizada na Organização Não Governamental Associação Atlética Santa Maria, situada na cidade de Santa Maria, Distrito Federal, tendo como sujeitos estudantes em início de alfabetização da modalidade EJA. Teve por finalidade a reflexão e análise sobre a Educação Popular e a Educação de jovens e adultos no Brasil, buscando considerar este tema por um prisma exterior, para além das dificuldades naturais dentro de uma sala de aula, onde muitas variáveis – origem, conhecimentos prévios, situação econômica, de moradia, entre outros – influenciam no sucesso ou fracasso de professores e alunos em sua vida escolar. Para o alcance deste objetivo, houve a necessidade de buscar fundamentação teórica relacionada aos seguintes aspectos: história da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Popular e da legislação educacional, tomando-as como base para a compreensão das suas características atuais, buscando, nas ideias de Paulo Freire, alternativas que melhorariam as perspectivas encontradas. Através de uma experiência pedagógica na comunidade de Santa Maria, onde, por meio de aulas planejadas e ministradas através de uma Educação Libertadora, foi possível refletir de forma mais significativa, ampla e real sobre todas as teorias aprofundadas, percebendo a importância do conhecimento teórico e da vivência prática para, efetivamente, compreender as dinâmicas de uma sala de aula, suas especificidades que, ao serem respeitadas e aproveitadas, possibilitam a criação de métodos que “atraiam” e “fascinem” os alunos a permanecerem na escola, abrindo as portas para a formação de sujeitos capazes de, ao entenderem sua realidade, possam transformá-la, caso esta seja a sua vontade. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work was developed through an action research conducted on Non Governmental Organization Athletic Association Santa Maria, located in Santa Maria, Federal District, with students as subjects in early literacy EJA mode. Aimed to reflection and analysis on the Popular Education and Youth and adults in Brazil in order to consider this issue through a prism outside, beyond the natural difficulties inside a classroom, where many variables - source, prior knowledge, economic status, housing, among others - influence the success or failure of teachers and students in their school life. To reach this objective, it was necessary to seek theoretical aspects related to the following: history of Youth and Adult Education, Popular Education and the educational legislation, taking them as a basis for understanding their current features, looking in ideas of Paulo Freire, alternatives that would improve the prospects found. Through a pedagogical experience in the community of Santa Maria, where, through classes designed and taught by a Liberating Education, could reflect more significantly, real wide and thorough on all theories, realizing the importance of theoretical knowledge and of practical experience to effectively understand the dynamics of a classroom, their specificities which, when respected and used, allow the creation of methods that "attract" and "fascinate" students to remain in school, opening the door to forming individuals capable of, to understand their reality, can make it, if that is their desire.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons