Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TalwaneVieiraGangucu.pdf500,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do professor como mediador de leitura para o letramento
Autor(es): Canguçu, Talwane Vieira
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Leitura
Letramento
Professores
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: CANGUÇU, Talwane Vieira. O papel do professor como mediador de leitura para o letramento. 2013. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como um trabalho de conclusão de curso, sendo seu título O papel do professor na mediação da leitura para o letramento. Seu objetivo geral é um esforço para demonstrar como a atuação do professor pode incentivar a prática da leitura para o efetivo letramento. Como objetivos específicos temos: (1) Analisar o conhecimento das professoras acerca do letramento, (2) Identificar estratégias de mediação da leitura utilizadas em sala de aula, (3) Analisar como se dá a prática leitora em sala de aula. Para tanto são citados nesta pesquisa autores como SOARES (2010), BORTONI-RICARDO (2010, 2012,2013), KLEIMAN (2008), CAVALCANTI (2010), BARBOSA (1994). A pesquisa desenvolvida foi realizada através de uma observação participante em uma sala de aula de uma escola particular de Brasília. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study is characterized as a work of completion, with the title. The teacher's role in the mediation of reading to literacy, whose general objective is to demonstrate how the performance of the teacher can encourage reading practice for effective literacy. The specific objectives are to: (1) Analyze the knowledge of teachers about literacy, (2) identify strategies for reading mediation used in the classroom, (3) analyze how the reader practice in the classroom is. This research mentions the authors SOARES (2010), Bortoni-RICARDO (2010, 2012,2013), KLEIMAN (2008), CAVALCANTI (2010), Barbosa (1994). The research conducted was conducted through participant observation in a classroom of a private school in Brasilia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons