Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AgathaDoNascimentoMaciel.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do íon Ca2+ no desenvolvimento de micropartículas de alginato de sódio preparadas por gelatinização iônica
Autor(es): Maciel, Ágatha do Nascimento
Orientador(es): Parize, Alexandre Luis
Assunto: Biopolímeros
Polissacarídeos
Gelação
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 11-Out-2013
Referência: MACIEL, Ágatha do Nascimento. Influência do íon Ca2+ no desenvolvimento de micropartículas de alginato de sódio preparadas por gelatinização iônica. 2013. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Alginato de sódio é um polímero de origem natural que, na presença de íons divalentes, pode ser reticulado formando uma estrutura tridimensional que pode ser chamada de micropartícula. Sistemas desenvolvidos a partir deste método podem ser usados no transporte de substâncias farmacologicamente ativas, originando um sistema de liberação controlada. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo analisar o desenvolvimento das micropartículas de alginato de sódio por meio do método de gelatinização iônica, usando como gelatinizador -1 -1iônico o cloreto de cálcio com concentrações de 1,0 mol.L e 2,0 mol.L e analisar as características dos sistemas preparados via Microscopia Eletrônica de Varredura, Energia Dispersiva de Raio-X (EDS), Espectroscopia de Infravermelho (FTIR), Análises Termogravimétricas (TGA e DSC) e Determinação do Grau de intumescimento para avaliar o seu possível uso em sistemas de liberação de fámacos. Os resultados demonstraram que o método utilizado para a preparação das micropartículas de alginato de sódio foi eficiente, que as micropartículas desenvolvidas podem ser utilizadas como encapsulante de princípios ativos em um sistema de liberação controlada de fármacos e que as melhores condições encontradas para este fim, se -1encontram nas micropartículas reticuladas em solução de CaCl 2 2,0 mol.L.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons