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dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorAnjos, Gracijôse Mendonça dos-
dc.identifier.citationANJOS, Gracijôse Mendonça dos. A escola na percepção dos professores do ensino fundamental: um estudo em representações sociais. 2013. xiii, 85 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das representações sociais construídas pelos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental sobre a escola, utilizando-se dos métodos que a teoria proporciona. No que tange as representações sociais foram abordados os aspectos conceituais fundamentais da Teoria das Representações Sociais de Moscovici com a contribuição de diversos autores. A pesquisa foi pautada em um método quanti-qualitativo, com abordagem investigativa, interpretativa e exploratória. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário com uma frase indutora. Participaram deste estudo 94 professores, sendo 86 de escolas públicas e 8 de escolas particulares de ensino fundamental do Distrito Federal. Para a análise dos resultados utilizou-se o software EVOC, que permite uma identificação facilitada do núcleo central e do sistema periférico das representações. Os resultados indicaram que a escola é percebida, pelos professores do presente estudo, como passaporte para um futuro melhor; a instituição escolar assume o lugar de fundamental importância na perspectiva dos professores, reconhecido como lugar de aprendizagem, socialização e conhecimento, aproximando-se assim dos conceitos de teóricos que enfatizam o aprendizado com enfoque sócio-interacionista. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the social representations by teachers from 1st to 5th grade from the elementary school about the school, using the methods that the theory provides. Regarding the social representations addressed the fundamental conceptual aspects of the Theory of Social Representations on Moscovici with the contribution of several authors. The research method was based on a quantitative and qualitative, with investigative, interpretive and exploratory approach. For the data collection, it was used as a tool, a questionnaire with a phrase inducer. The study included 94 teachers, including 86 public schools and 8 private schools in primary education in the Federal District. For the analysis of the results we used the EVOC, which allows easy identification of the central core and the peripheral system of representations. The results indicated that the school is noticed by teachers in this study, as a passport to a better future, the school institution takes the place of fundamental importance in the design of teachers, recognized as a place of learning, knowledge and socialization, thus approaching the theoretical concepts that emphasize learning approach with social interaction.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.titleA escola na percepção dos professores do ensino fundamental : um estudo em representações sociaisen
dc.title.alternativeThe perceptions of the school teachers of elementary school : a study on social representationsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-09T12:20:54Z-
dc.date.available2013-10-09T12:20:54Z-
dc.date.issued2013-10-09T12:20:54Z-
dc.date.submitted2013-07-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6256-
dc.language.isoPortuguêsen
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