Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NathaliaMonikeFreireFirmino.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Religião : percepções e vivências do professor de educação infantil diante da diversidade religiosa
Autor(es): Firmino, Nathalia Monike Freire
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Coorientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Religião
Educação de crianças
Ensino religioso escolar
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: FIRMINO, Nathalia Monike Freire. Religião: percepções e vivências do professor de educação infantil diante da diversidade religiosa. 2013. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho investiga as percepções e vivências dos professores de educação infantil diante da diversidade religiosa. Tem como objetivos saber como estes professores lidam com a educação religiosa/religião dentro da sala de aula com as crianças da educação infantil sem ferir sua liberdade e crescimento/desenvolvimento; analisar as possíveis influências religiosas do professor e escola na vida da criança; saber como isso afeta o psicológico da criança que não apresenta autonomia e para discernir como se dá a religião e como seria a melhor forma de lidar com isso. Traz uma abordagem quanti-qualitativa: foi realizada uma entrevista de caráter livre, onde os entrevistados poderiam pensar para responder e depois uma mensuração destes dados para compreender como se dá o ato religioso na escola. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de Planaltina, na Escola Classe 13 e Escola Classe 10, onde participaram nove (9) professores da educação infantil, sendo todas mulheres com idade mínima de 24 anos, média 32 e máxima 40. Percebeu-se após as entrevistas e mensuração dos dados que os professores fazem um paralelo com os valores e a religião, que uns são adquiridos com o outro, respectivamente. Que falar sobre deus e religião em sala de aula não é visto pelos professores como um ato que vai de encontro à laicidade do Brasil, nem com o banir com da liberdade religiosa das crianças e de suas famílias, embora tenham a Constituição Federal, a LDB e da DUDH- ONU como base legal dos seus deveres e direitos. E finalmente, os professores se mostraram leigos em relação ao processo cognitivo das crianças das séries iniciais e ao processo religioso destas. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates the perceptions and experiences of kindergarten teachers on religious diversity. Aims to find out how these teachers deal with the religious education / religion into the classroom with children in early childhood education without hurting their freedom and growth / development; analyze the possible influence of the religious teacher and school life of the child, how it affects the child's psychological that has no autonomy and to discern how is religion and how would be the best way to handle it. Provides a quantitative and qualitative approach: an interview was conducted of free character, where respondents could think to respond and then a measurement of this data to understand how is the religious act in school. The research was conducted in two public schools Planaltina School Class 13 and Class 10 School, attended nine (9) teachers of early childhood education, and all women with a minimum age of 24 years, mean 32 and maximum 40. It was noticed after the interviews and measurement of data that teachers make a parallel with the values and religion, which are acquired with each other, respectively. To talk about God and religion in the classroom is not seen by teachers as an act that goes against the secularity of Brazil, or the banning of religious freedom with the children and their families, although the Federal Constitution, the LDB and the UDHR - ONU as the legal basis of their duties and rights. And finally, teachers showed laity in relation to children's cognitive process of the initial series and these religious process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons