Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JanineDeAlmeidaSafeCarneiroDosSantos.pdf124,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção psicopedagógica na construção de esquemas primários com uma criança de quatro anos
Autor(es): Santos, Janine de Almeida Safe Carneiro dos
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Imagem corporal em crianças
Crianças - desvios do desenvolvimento
Psicopedagogia
Asperger, Síndrome de
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: SANTOS, Janine de Almeida Safe Carneiro dos. Intervenção psicopedagógica na construção de esquemas primários com uma criança de quatro anos. 2013. 27 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo uma pesquisa de intervenção psicopedagógica que visa à construção de estruturas primárias relacionadas à percepção da imagem corporal, construção da autoimagem e representação do esquema corporal que, irão auxiliar uma criança com possível síndrome de asperger a melhorar a sua adaptação social e no ambiente escolar. O procedimento adotado (Fávero, 2001, 2005) foi desenvolvido em três fases: o contato inicial com a responsável e anamnese; avaliação psicopedagógica das estruturas cognitivas elementares apresentadas pelo sujeito e finalmente a intervenção psicopedagógica propriamente dita. Foram realizadas 12 encontros que foram transcritas e analisados. Observou-se que ao final da intervenção o sujeito apresentou um bom relacionamento social e afetivo com a pesquisadora e iniciou o processo de conscientização do esquema corporal. O trabalho serviu também para uma reflexão da postura do psicopedagogo a fim de alterar as próprias práticas visando o seu aperfeiçoamento.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons