Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroHenriqueGomesXavier.pdf502,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação do campo e (des)interesse escolar dos estudantes do Colégio Estadual Vale da Esperança/Formosa/Goiás
Autor(es): Xavier, Pedro Henrique Gomes
Orientador(es): Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Assunto: Educação do campo
Motivação na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: XAVIER, Pedro Henrique Gomes. Educação do campo e (des)interesse escolar dos estudantes do Colégio Estadual Vale da Esperança/Formosa/Goiás. 2013. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho consiste em analisar o desinteresse dos estudantes do Colégio Estadual Vale da Esperança, no intuito de investigar as causas se consequências do ponto de vista dos estudantes e dos educadores. Buscamos subsidio para a realização deste estudo na pesquisa qualitativa para análise de dados. A base teórica é formada por um breve estudo sobre a Educação do Campo, pois o colégio está localizado no meio rural, com a perspectiva de uma educação voltada para a realidade dos camponeses. O estudo mostrou que o desinteresse é causado pelo desligamento da escola com a vida do estudante. Outro fator que contribui para o desinteresse é a metodologia de ensino adotada pelos educadores, esses que são desmotivados pelas políticas públicas de educação do Estado de Goiás. Este trabalho propõe maneiras diferentes de organização do trabalho pedagógico que atendem os interesses dos sujeitos do campo, fazendo a ligação da vida do estudante com a escola, de acordo com as propostas pedagógicas do movimento da Educação do Campo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons