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Título: A sexualidade infantil : desafios e perspectivas no currículo escolar
Autor(es): Silva, Maria Graziela Assenço da
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Currículo escolar
Educação sexual
Crianças e sexo
Sexualidade infantil
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: SILVA, Maria Graziela Assenço da. A sexualidade infantil: desafios e perspectivas no currículo escolar. 2013. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A sexualidade se torna uma questão considerável desde os primeiros sinais de seu desenvolvimento e assim ela se perpetua por todas as fases da vida, não podendo de forma alguma ser separado do individuo, pois contém sensibilidade, reflexão e ação, envolvendo a cultura e a história de um povo. Por consequência, a sexualidade tem um significado importante tanto no mundo próprio da criança como no mundo do adulto e a escola como responsável pelo desenvolvimento cognitivo da criança deve se envolver com os assuntos concernentes a sua sexualidade, uma vez que esse tema por ser complexo, se torna também uma busca de conhecimento, não se pode deixar entender como sexualidade apenas a questão biológica. Esta pesquisa teve o intuito de verificar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental se relacionam com a temática sexualidade, se é abordada no ambiente escolar e como é abordada, se não é abordada identificar os motivos que a excluem. O presente estudo tem como metodologia uma pesquisa de campo com abordagem, qualitativa com duas escolas, sendo uma privada e a outra pública. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário constituído de oito perguntas que se intercalaram entre abertas e fechadas. A partir dos dados obtidos, foi possível fazer a interpretação com a construção de gráficos e análise descritiva, percebendo assim, a importância do pedagogo em realizar ações pedagógicas de orientação aos alunos e a necessidade da busca incessante dos educadores por informações e estudos que possam favorecer as suas habilidades e competências, possibilitando aos seus alunos uma aprendizagem reflexiva, esclarecedora e preventiva quanto ao tema. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Sexuality becomes a matter considerably since the first signs of its development and so it perpetuates itself through all stages of life, can not in any way be separated from the individual, because it contains sensitive, reflection and action, involving the culture and history of a people. Consequently, sexuality has important significance both in the child's own world and the world of adults and the school as responsible for the cognitive development of the child must engage with issues concerning their sexuality, since this topic to be complex if also becomes a quest for knowledge, one cannot understand how sexuality only biological question. This study aimed to examine how teachers of the lower grades of elementary school relate to the theme sexuality, if approached in the school environment and how it is addressed, if not addressed identify the reasons that exclude. The present study is a field research methodology approaches with qualitative, with two schools, one private and one public. The instrument used for data collection was a questionnaire consisting of eight questions that are interspersed between open and closed. From the data obtained, it was possible to interpret the construction of graphs and descriptive analysis, thus realizing the importance of the teacher in making pedagogical actions guidance to students and the need for educators incessant search for information and studies which favor their skills and expertise, enabling its students a reflective learning, and preventive enlightening on the subject.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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