Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6220
Título: | Avaliação da aprendizagem de aluna com deficiência mental numa escola regular e privada de Brasília |
Autor(es): | Pepe, Graziella Nannuci |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Deficientes mentais - educação Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 8-Mar-2013 |
Data de publicação: | 3-Out-2013 |
Referência: | PEPE, Graziella Nannuci. Avaliação da aprendizagem de aluna com deficiência mental numa escola regular e privada de Brasília. 2013. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, tem como objetivo principal analisar as perspectivas relacionadas à avaliação da aprendizagem da aluna com deficiência mental, incluída em sala regular, no sistema de ensino privado de Brasília. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a professora e com a mãe da aluna, de fichas médicas junto à orientação escolar, com a autorização dos pais da aluna e duas atividades avaliativas, atividade realizada pela aluna pesquisada e a outra pelo restante da turma. O estudo verificou, em concordância com a literatura, que a adaptação dos materiais, bem como a inclusão vem sendo trabalhada de maneira equivocada pelos educadores. Também mostrou que os educadores ainda não perceberam a importância da avaliação como mecanismo para promover o crescimento e o desenvolvimento cognitivo do educando. Os professores ainda não percebem esse instrumento como um recurso auxiliador para a tomada de decisão mais apropriada no trabalho pedagógico em sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons