Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LitianeMoreiraDaSilvaDeAlbuquerquePeixoto.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A economia solidária como possibilidade de emancipação da mulher : um relato de experiência pedagógica em uma organização não governamental
Autor(es): Peixoto, Litiane Moreira da Silva de Albuquerque
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Economia solidária
Organizações não-governamentais
Violência contra as mulheres
Mulheres - violência
Direitos das mulheres
Feminismo
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Out-2013
Referência: PEIXOTO, Litiane Moreira da Silva de Albuquerque. A economia solidária como possibilidade de emancipação da mulher: um relato de experiência pedagógica em uma organização não governamental. 2013. 101 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem sobre a economia solidária como outra proposta de economia, educação e sociedade e tenta mostrar como esta pode gerar transformação social, sobretudo no que diz respeito à emancipação das mulheres, com seu empoderamento por meio do empreendedorismo solidário associativo. A questão da violência contra a mulher é tratada, e procura-se mostrar que a economia tradicional, pautada pela disputa, concorrência e hierarquia de poder, é uma das causas da perpetuação dos conflitos de gênero e submissão feminina. Para isso, procurou-se levar, por meio de uma pesquisa-ação, os conceitos da economia solidária a uma organização não governamental (ONG) de Brasília que tem como foco o empoderamento de mulheres de baixa renda e mulheres vítimas de violência. A pesquisa-ação foi realizada enquanto a pesquisadora trabalhava como voluntária na ONG, utilizando-se de rodas de conversa entre ela e três funcionárias da organização e de contatos telefônicos com dez mulheres atendidas naquele espaço. Dessa forma, será apresentado um relato de experiência que mostra um exercício de ensino-aprendizagem em que o conhecimento é construído de forma colaborativa entre a pesquisadora e os pesquisados. O próprio espaço da organização foi utilizado para compreender os conceitos da economia solidária. Como resultado, surgiu a possibilidade do emprego deste tipo de economia no fomento e na assessoria aos empreendimentos das mulheres atendidas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons