Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraDeSaNaves.pdf920,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres, ampolas e músculos : o uso de esteróides anabolizantes em academias de ginástica
Autor(es): Naves, Bárbara de Sá
Orientador(es): Sautchuk, Carlos Emanuel
Assunto: Musculação
Imagem corporal em mulheres
Beleza feminina (Estética)
Suplemento alimentar
Esteróides anabólicos
Exercícios físicos para mulheres
Data de apresentação: 13-Set-2013
Data de publicação: 2-Out-2013
Referência: NAVES, Bárbara de Sá. Mulheres, ampolas e músculos: o uso de esteróides anabolizantes em academias de ginástica. 2013. 95 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Atualmente, com o fenômeno contemporâneo do culto ao copo, percebe-se que o consumo de esteróides anabolizantes e suplementos alimentares, em academias de ginástica, vêm sendo feito cada vez mais por pessoas saudáveis visando o ganho de massa muscular, força, disposição e o fim da adiposidade. O objetivo desta monografia - a partir de uma etnografia em uma academia de Brasília – é conhecer e analisar os processos pelos quais as mulheres se submetem na busca pela otimização da aparência física. A rotina das mulheres foi o ponto de partida para a análise, ou seja, como praticam musculação, quais dietas fazem, quais regras seguem, quais anabolizantes e/ou suplementos consumiam etc. Observando os dados obtidos, conclui-se que o corpo – e os processos pelos quais ele passa – é visto como um fenômeno social capaz de influenciar e sofrer influência de outros fenômenos sociais, contribuindo para a construção de percepções e de relações sociais. Há uma preocupação em problematizar o consumo de esteróides anabolizantes e suplementos alimentares para uma melhor compreensão do universo no qual os mesmos estão inseridos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons