Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AnaLuizaPereiraRuchinski.pdf223,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacitação e atualização profissional do bibliotecário : estudo de caso da Biblioteca Demonstrativa de Brasília
Autor(es): Ruchinski, Ana Luiza Pereira
Orientador(es): Baptista, Sofia Galvão
Assunto: Bibliotecas públicas
Bibliotecários - formação profissional
Biblioteca Demonstrativa de Brasília
Data de apresentação: Jun-2009
Data de publicação: 15-Out-2009
Referência: RUCHINSKI, Ana Luiza Pereira. Capacitação e atualização profissional do bibliotecário : estudo de caso da Biblioteca Demonstrativa de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo verificar de que forma a capacitação e a atualização profissional influenciam no exercício da profissão de bibliotecário nas bibliotecas públicas, tendo a Biblioteca Demonstrativa de Brasília como estudo de caso. A partir desse ponto desdobraram-se os objetivos específicos: verificar o perfil dos bibliotecários que trabalham na biblioteca pública escolhida para análise; examinar as características presentes na biblioteca pública analisada e identificar a motivação existente nos bibliotecários com relação à continuidade da capacitação profissional após a graduação. A revisão de literatura inclui temas como o contexto atual da sociedade da informação; a importância da biblioteca em uma sociedade; as teorias que envolvem a biblioteca pública; a apresentação da biblioteca escolhida para estudo de caso; o profissional da informação na era do conhecimento; a formação do profissional da informação; o novo perfil do profissional da informação e o conceito de educação continuada. A fim de refletir sobre as considerações teóricas estabelecidas, foram realizados questionários e entrevistas com informações qualitativas e quantitativas com os bibliotecários que trabalham na Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Os autores utilizados neste trabalho foram Emir Suaiden, com a compreensão do desempenho do profissional em bibliotecas públicas, Antônio Miranda, e seu modelo de princípios que consubstanciam a missão da biblioteca pública como elemento de integração no Brasil, M. V. Cunha, com suas ponderações e sugestões para viabilizar a continuidade do processo da educação continuada. A pesquisa permitiu concluir que os profissionais da informação que trabalham na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, apesar de não participarem de cursos oferecidos pela universidade, procuram outras alternativas de progresso em seu desenvolvimento profissional e educacional. Neste contexto, defende-se uma participação mais ativa do profissional, contribuindo para o fortalecimento da carreira e conseqüentemente para a melhoria da carreira do bibliotecário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.