Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6186
Título: | A construção de ambiente sócio-moral em classe de ensino fundamental : coerção x cooperação |
Autor(es): | Mesquita, Danielle Russel |
Orientador(es): | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto: | Educação moral Desenvolvimento moral Ambiente de sala de aula Valores sociais Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 16-Jul-2013 |
Data de publicação: | 1-Out-2013 |
Referência: | MESQUITA, Danielle Russel. A construção de ambiente sócio-moral em classe de ensino fundamental: coerção x cooperação. 2013. 41 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho relata intervenção psicopedagógica em turma do terceiro ano de ensino fundamental 1 de escola pública do Distrito Federal. Insere-se no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional, como trabalho de final de curso. O estágio-intervenção teve como objetivo a construção de ambiente sócio-moral fundado na cooperação, em detrimento da mediação por coerção, visando uma cultura de paz na escola. Fundamentou-se nas teorias psicológicas de, La Taile e Pulino, sobre o processo de construção da moralidade da criança, e de Devries & Zan e Branco & Oliveira sobre a construção de ambientes sócio-morais. O estágio constou de sessões de avaliações psicopedagógicas que indicaram os procedimentos de intervenção mais adequados. Investigou-se, por meio de análise documental do PPP, observação da turma e entrevista semi estruturada com a professora, a relação da professora com seus alunos e a interação entre eles e as percepções de todos sobre o tema. A partir disso, foram propostas sessões de intervenção psicopedagógica, voltadas para a introdução de modificações no ambiente e no processo de mediação das relações em sala de aula. Os resultados mostraram o interesse e comprometimento dos educadores e das crianças na proposta, visando uma práxis intencional que iniciou a construção de ambiente sócio-moral apoiado nos valores construídos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons