Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariaJuvanetePereira_MariaAureaOliveira_AdrianaAndrade.pdf315,25 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRego, Elizabeth Danziato-
dc.contributor.authorPereira, Maria Juvanete Ferreira da Cunha-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Áurea Santos Domingues de-
dc.contributor.authorAndrade, Adriana Maria-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Juvanete Ferreira da Cunha; OLIVEIRA, Maria Áurea Santos Domingues de; ANDRADE, Adriana Maria. A cidade: sua história e suas vivências: a escola contribuindo com a memória, identidade e pertença, um meio para a verdadeira cidadania. 2010. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO Projeto visa à consolidação da identidade de nossos alunos com a cidade em que vivem. É um projeto que pretende um conhecimento mais aprofundado da cidade a partir de diferentes leituras da mesma. Isso ajuda o aluno a não se sentir alheio, desconhecido, sem pares, ajudando-o a desenvolver um sentimento de pertença, de autoestima, e ao mesmo tempo, proporcionar maior habilidade para transitar nesse meio social, para encontrar ou criar seus próprios espaços de lazer ou mesmo de trabalho. É uma leitura da cidade - e depois do mundo - o engajamento no processo de mobilização e de organização para defesa e melhoria dos direitos. Este trabalho estimula a pensar sobre a realidade, criando oportunidade de aprendizagem ao longo da vida. É uma forma de inclusão do aluno com a comunidade e vice- versa, desenvolve a autoestima e a cidadania, levando o aluno a se sentir sujeito da história do lugar. Requer não só a afirmação de sua identidade, como também, a afirmação de uma compreensão de Brasil. O local aliado à educação implica em pensar a escola e sua comunidade circunvizinha em todos os seus aspectos social, econômico, político e cultural.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordIdentidade socialen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - históriaen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.titleA cidade : sua história e suas vivências : a escola contribuindo com a memória, identidade e pertença, um meio para a verdadeira cidadaniaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-30T15:20:46Z-
dc.date.available2013-09-30T15:20:46Z-
dc.date.issued2013-09-30T15:20:46Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6184-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoLima, Airan Almeida de-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6184pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.