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Título: Infância e faz de conta : episódios interativos na educação infantil
Autor(es): Freitas, Aline Nascimento
Orientador(es): Müller, Fernanda
Assunto: Brincadeiras
Interação social em crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: FREITAS, Aline Nascimento. Infância e faz de conta: episódios interativos na educação infantil. 2013. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil pública do Distrito Federal, com crianças de 3 e 4 anos de idade. Seu objetivo é apresentar episódios interativos de brincadeiras de faz de conta e analisá-los preponderantemente a partir da Sociologia da Infância. A pesquisa foi norteada pelas seguintes perguntas: “Em quais momentos e espaços as crianças brincam? Como emergem, se desenvolvem e terminam as brincadeiras de faz de conta? Quais são as interações que ocorrem durante as brincadeiras? Qual o papel do adulto ao observar o brincar das crianças?”. O referencial teórico explora conceitos como: reprodução interpretativa, cultura de pares, brincadeiras de aproximação- evitação, brincadeiras de dramatização de papéis, e funções dos brinquedos. A pesquisa é de cunho qualitativo e de inspiração etnográfica, e recorreu à observação participante e notas de campo. A análise é focada na categorização de dados quantitativos, mas principalmente nos qualitativos. Durante a inserção em campo foram registrados 45 extratos de brincadeiras de faz de conta, mas foi empreendida uma interpretação de dois episódios detalhados destas brincadeiras à luz dos conceitos supracitados. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is the result of a research conducted in a public Kindergarten of the Federal District, with 3 to 4 years old children. The goal is to present interactive episodes of games of make-believe and analyze them mainly with the sociology of childhood. The research was guided by the following questions: “Which moment children play? And where they do it? How the games of make-believe begins, develop and finish? What are the interactions that occur during the play? What is the adults role when they watch the children’s games?”. The theoretical explores concepts as: interpretive reproduction, peer cultures, approach-avoidance routine, dramatic role play, and toys functions. The research has a qualitative and ethnographic inspiration, and appealed to the participant observation and field notes. The analysis is focused on the categorization of quantitative data, but mainly the qualitative ones. During the field insertion, 45 extracts of games of make-believe were recorded, but I did a detailed interpretation about two episodes of these games guided by the concepts above.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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