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Título: A relação educação e trabalho na percepção do jovem adulto no contexto escolar
Autor(es): Medeiros, Alainy Vasques
Orientador(es): Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Adolescentes - trabalho
Evasão escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: MEDEIROS, Alainy Vasques. A relação educação e trabalho na percepção do jovem adulto no contexto escolar. 2013. 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de compreender a relação educação e trabalho na percepção do jovem e adulto. A pesquisa empírica, realizada no contexto escolar, objetivou identificar as relações estabelecidas pelos alunos e suas perspectivas. O referencial teórico estudado abordou a trajetória histórica da Educação de jovens e adultos no Brasil e a relação educação e trabalho na atualidade. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas fechadas, aplicado aos alunos de uma instituição publica de ensino, que atende Jovens e Adultos. Além do questionário foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Tanto o questionário como a entrevista permitiu caracterizar o perfil dos educandos; analisar os principais motivos para sua saída, e o posterior retorno à escola, além da importância dos estudos e planos para o futuro. Os resultados da pesquisa demonstram que os educandos jovens e adultos se concentram na faixa etária dos 15 a 19 anos e de mais de 40 anos, a maioria é prestador de serviços, com renda salarial entre 0 a 2 salários mínimos. Conclui-se que esses educandos saíram da escola por motivos de trabalho, desinteresse e outros motivos e que o retorno deu-se devido à necessidade de estudo para a profissão, evidenciando a importância dos estudos na busca por uma vida melhor e para ascender profissionalmente. Para o futuro desejam cursar principalmente uma faculdade. Atualmente, o público adulto está inserido ou tentando se inserir profissionalmente, tentando garantir o emprego ou buscando alguma forma de trabalho que possibilite, antes de tudo, a própria sobrevivência. Conclui-se que a educação de jovens e adultos necessita de reestruturação, proporcionando ao aluno condições de pensar a sua educação em termos de busca por um desenvolvimento autônomo e crítico da cidadania, aliado à sua inserção no mercado de trabalho. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study has the objective of comprehend the relationship about job and education under adult and youth perspective. The research done at a school ambient searchs for the relations of the students and their perspective. The theoric referential studied was aboutthe storyline of education of youth and adults at Brazil and their relations with education and work nowadays. To collect information was used a questionnaire with closed questions for students at a public institution for education that attends youth and adults. Beyond that, was did semi-structured interviews. Both characterized the profile of the students; analyze the most important motives to give up, and them come back to school, them the importance to study and to plan the future. The research shows that the students, both youth and adults, are of the ages at 15 and 19 years old and more than 40, most of them are servicer that earns until 2 minimum salaries. In conclusion these students given up of school because of the work, not be interested and others, to return was about the necessity to the profession, showing of the importance of the studies for jobber looking for best life and to ascend professionally. To the future they like to go to the university. Nowadays, the adultsare working or trying to be, to survive.The education of adults and youthsneeds to be rebuild, giving to the student conditions to think the educationas a search to auto development and critic of citizenship, allied to the insertion at work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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