Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnnaPauladaSilva.pdf13,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre conceitos de documentação museológica e arte contemporânea : análise do Donato como sistema de catalogação do acervo do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (2011-2013)
Autor(es): Silva, Anna Paula da
Orientador(es): Magaldi, Monique Batista
Assunto: Arte moderna Séc. XX
Museus - Brasília (DF)
Museus - administração da coleção
Data de apresentação: 27-Jun-2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: SILVA, Anna Paula da. Entre conceitos de documentação museológica e arte contemporânea: análise do Donato como sistema de catalogação do acervo do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (2011-2013). 2013. 218 f., il. Monografia (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como tema Documentação Museológica de acervos de Arte Contemporânea, cujo objeto de estudo é a aplicabilidade da base de dados Donato no acervo de Arte Contemporânea do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Para tanto, são utilizados referenciais teóricos da Museologia, da documentação e das artes, um estudo de caso desenvolvido na mencionada instituição e entrevistas com profissionais da área de documentação museológica e de áreas correlatas à Museologia. O trabalho apresenta conceitos e definições de museus e de Museologia, a musealização atrelada à inserção do objeto nos museus, a documentação como um processo técnico e teórico, o contexto histórico do Museu Nacional de Belas Artes e a criação do Simba/Donato bem como os aspectos técnicos da base de dados, reflexões sobre Arte e documentação de Arte Contemporânea, análise da documentação e dos documentos formalizadores da documentação do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e a catalogação de onze obras do acervo do museu. A partir das reflexões desenvolvidas neste trabalho foi possível compreender a importância da documentação museológica como uma área que possibilita a acessibilidade e a sistematização das informações do acervo e a utilização do Donato como uma base de dados brasileira que possibilita a catalogação de acervos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The monograph is about Museum Documentation of collections of Contemporary Art, whose object of study is the applicability of the Donato database in the collection of Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. We used the theoretical museology, documentation and arts, a case study developed that institution, and interviews with professionals in museum documentation and related areas to Museology. The monograph presents concepts and definitions of museums and Museology, musealization linked to the insertion of an object in museums, the documentation process as a technical and theoretical, the historical context of Museu Nacional de Belas Artes and the creation of Simba / Donato well as aspects technical database, reflections on art and contemporary art documentation, analysis of documentation and documents related to documentation of Museu Nacional do Conjunto Cultural da República and we catalogued eleven works of museum collections. From the reflections developed in this work has been possible to understand the importance of documentation as a museum area that enables the accessibility and systematization of information collection and Donato uses as a Brazilian database that enables the cataloging of collections.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2013.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons