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Título: Reeducação matemática : por uma nova cultura de formação continuada de professores
Autor(es): Silva, Clara Machado da
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Educação permanente
Matemática - estudo e ensino
Professores de matemática
Data de apresentação: 14-Mai-2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: SILVA, Clara Machado da. Reeducação matemática: por uma nova cultura de formação continuada de professores. 2013. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa se dedica a compreender, na perspectiva do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escola pública do DF, como a formação continuada em serviço, no ambiente escolar, pode gerar novas possibilidades de práxis pedagógica e desestabilizações, assim como criar nos professores o desejo por mudanças no ensino da matemática. As propostas de Nóvoa (1992; 2009) e Muniz (2004; 2009) são as principais orientadoras da argumentação aqui desenvolvida. Em busca do objetivo exposto, foram entrevistadas quatro professoras que participam do projeto Reeducação Matemática, desenvolvido em uma escola pública do DF em parceria com a Faculdade de Educação da UnB. A análise destas entrevistas sugere que o projeto, que se baseia na reflexão e troca de experiências entre o corpo docente, se mostra produtivo, proporcionando aos professores novos referenciais para o ensino da matemática, em contraposição àqueles por eles adquiridos ao longo de uma trajetória escolar marcada pelo tradicionalismo. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research has its focus on the comprehension, from the point of view of teachers involved in basic education, of how permanent training can give birth to new possibilities on the pedagogic practices field and the overcoming of the status quo, as well as inspiring this professionals to search for changes in theirs usual math teaching methods. With this objective in mind, four teachers were interviewed, all four part of the project “Reeducação Matemática” that takes place at a public school in Distrito Federal, in a partnership with Faculdade de Educação from UnB. The analysis of the interviews indicates that the project, which is based on reflection and exchange of experiences between the pedagogic body, seems prolific, giving teachers new referential on math teaching, alternative to theirs traditional ones. Nóvoa’s (1992; 2009) and Munize’s (2004; 2009) purposes are the main guides of this work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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