Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6173
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaRochaViana.pdf552,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação docente na perspectiva inclusiva : um olhar sobre o autismo
Autor(es): Viana, Camila Rocha
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Professores - formação
Autismo
Educação inclusiva
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: VIANA, Camila Rocha. Formação docente na perspectiva inclusiva: um olhar sobre o autismo. 2013. 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho aborda a questão da formação docente, extremamente importante para que a escola proporcione uma educação de qualidade, isso nos remete à uma formação feita na experiência, e ao como tem sido realizado o trabalho pedagógico com sujeitos com autismo em uma escola da rede regional de ensino. O objetivo geral deste trabalho monográfico foi analisar a formação docente dos professores que trabalham com crianças e adolescentes com autismo em uma perspectiva inclusiva. Como referênciais teóricas foram utilizados documentos nacionais sobre a inclusão e teve como base autores como Alfredo Jerusalinsky, Claudio Baptista, Cleonice Bosa e Fátima Rodrigues, dentre outros. A pesquisa é de característica qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de uma escola situada na região da Asa Sul- Brasília. Os resultados obtidos demonstram que existem diversas praticas e estratégias utilizadas pelos professores, porém existem muitas controvérsias em suas práticas diante do sujeito com autismo. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper addresses the issue of teacher training, extremely important for the school to provide quality education, it takes us back to a formation made the experience, and as has been done pedagogical work with individuals with autism in a school network regional education. The aim of this monograph was to analyze teacher education teachers who work with children and adolescents with autism in an inclusive perspective. As theoretical reference documents were used on the national and inclusion was based authors such as Alfredo Jerusalinsky, Claudio Baptista, Cleonice Bosa and Fatima Rodrigues, among others. The research is qualitative characteristic, in which semi-structured interviews were conducted with teachers from a school located in the region of the South Wing Brasilia. The results show that there are various practices and strategies used by teachers, but there are many controversies in their practices on the subject with autism.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons