Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6147
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseleidePereiraDeCastro.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade na infância : implicações acadêmicas e emocionais
Autor(es): Castro, Joseleide Pereira de
Orientador(es): Queiroz, Elizabeth
Assunto: Educação de crianças
Distúrbios da aprendizagem
Psicopedagogia
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 26-Set-2013
Referência: CASTRO, Joseleide Pereira de. Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade na infância: implicações acadêmicas e emocionais. 2013. 30 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem implicações diretas no cotidiano da criança. As questões da escola repercutem na dinâmica familiar e vice- versa, sendo que em longo prazo a inserção social também apresenta-se comprometida. O objetivo deste estudo foi avaliar e intervir junto a um estudante de 10 anos, do quarto ano do ensino fundamental, com queixas de dificuldade de aprendizagem e histórico de repetência escolar. Foram realizadas duas sessões para avaliação e cinco de intervenção psicopedagógica, com duração de 50 minutos cada. O trabalho aconteceu na própria escola, em horário definido junto à professora. Entrevistas com a professora e com a mãe, observações em sala de aula e análise do material escolar complementaram o processo avaliativo. Foi identificado que o estudante apresentava dificuldade de atenção e desinteresse pelas atividades escolares, em função de não conseguir acompanhar a turma. Há questões relacionadas à escrita, mas que por causa das repetências, representam resistência para um trabalho mais direcionado. Nas cinco sessões de intervenção, foi priorizado o uso de atividades lúdicas como recurso de trabalho da motivação para as questões acadêmicas. Os pais e a professora foram orientados sobre a necessidade de acompanhamento psicológico para viabilizar a maior participação da criança em seu processo de escolarização.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons