Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KarinaIsabelVieiradeAlmeida.pdf567,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de adoção no Distrito Federal e os atores sociais envolvidos
Autor(es): Almeida, Karina Isabel Vieira de
Orientador(es): Santos, Marlene de Jesus Silva
Assunto: Direitos das crianças
Lares adotivos
Adoção de crianças
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 26-Set-2013
Referência: ALMEIDA, Karina Isabel Vieira de. O processo de adoção no Distrito Federal e os atores sociais envolvidos. 2013. 57 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A adoção é um procedimento legal que consiste em transferir todos os direitos e deveres de pais biológicos para uma família substituta, conferindo para crianças e adolescentes todos os direitos e deveres de filho. Esta é regulamentada pelo Código Civil e pelo ECA.Dentre os diversos tipos de adoção, tem-se a adoção tardia que é considerada a adoção de crianças maiores de dois anos que se encontram institucionalizadas possuindo um histórico de abandono por parte dos pais ou do Estado. Esta monografia tem como objetivo compreender o processo de adoção no Distrito Federal e os atores sociais envolvidos neste. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando os atores sociais envolvidos neste processo e a função que a Organização Aconchego tem neste. Os resultados apontam que o Estado por diversas vezes esteve omisso em relação a institucionalização de crianças e adolescentes, deixando estes nas mãos de organizações não governamentais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons