Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThaisaFaianedeOliveira.pdf908,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do uso de vestimenta adequada nas aulas de educação física escolar : um estudo de caso na escola Mário Quintana
Autor(es): Titon, Thaisa Faiane de Oliveira
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Roupas esportivas
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 26-Set-2013
Referência: TITON, Thaisa Faiane de Oliveira. A importância do uso de vestimenta adequada nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso na escola Mário Quintana. 2012. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ariquemes–RO, 2012.
Resumo: Esta monografia tem como temática a importância do uso de vestimentas adequadas nas aulas de Educação Física Escolar, com um estudo de caso na Escola Municipal de ensino Fundamental e Médio Mario Quintana, visto que segundo estudiosos as vestes são capazes de proporcionar aos praticantes de atividades desportivas maior desenvoltura e aprimoramento de habilidades. A preocupação com vestimentas adequadas para a prática desportiva teve início segundo estudos a partir da década de 20 e, ainda hoje gera grandes debates. A situação ainda é delicada, apesar da conscientização do educador sobre a importância de se estar vestido adequadamente para a prática desportiva, ainda nos deparamos com pequenos blocos que resistem a respeito das vestes. Como formador de indivíduos críticos e reflexivos a escola enfrenta um grande desafio na busca incessante de solucionar a resistência e conscientizar aqueles que ainda que poucos se oponham ao uso de vestimenta adequadas nas aulas de Educação Física.Com base em pesquisa bibliográfica e estudo de campo buscou-se analisar os fatores que levam alguns alunos a quererem participar das aulas de Educação Física sem a vestimenta adequada, bem como compreender e interpretar os motivos que os levam mesmo sendo conscientizados a praticarem as aulas com roupas inapropriadas, demonstrando os principais fatores que colaboram com esta pratica infausta a boa aula de Educação Física, ressaltando e conscientizando os alunos sobre a verdadeira importância das roupas adequadas nas aulas de Educação Física como um fator que contribui para o desempenho das atividades. Nessa perspectiva, a conscientização exercerá um papel de fundamental importância para o desenvolvimento de alunos críticos e reflexivos sobre a utilização de vestimentas adequadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Polo de Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons