Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VirginiaPerpetuoGuimaraes.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A lectoescrita e as situações de resolução de problemas na intervenção psicopedagógica
Autor(es): Guimarães, Virgínia Perpetuo
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Leitura
Escrita
Matemática - estudo e ensino - aspectos psicológicos
Psicopedagogia
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 25-Set-2013
Referência: GUIMARÃES, Virgínia Perpetuo. A lectoescrita e as situações de resolução de problemas na intervenção psicopedagógica. 2013. 36 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho relata o desenvolvimento de uma prática psicopedagógica fundamentada teoricamente, conceitualmente e metodologicamente na proposta de Fávero (1995; 2002; 2005; 2009; 2012), segundo a qual considera-se a relação entre as competências e as dificuldades dos indivíduos em processo de aprendizagem, processo este tomado como um aspecto do desenvolvimento psicológico humano. Participaram deste trabalho três adolescentes com faixa etária entre 13 e 15 anos, diagnosticadas com déficit intelectual e inclusas do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Distrito Federal. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e da lectoescrita por meio de situações psicopedagógicas fundamentadas na avaliação psicopedagógica inicial, que abrangeu competências nestas duas áreas. Iniciamos a nossa fundamentação teórica com o conceito de texto, tal como concebido na teoria da Semiótica da Cultura discutindo a sua implicação para a lectoescrita, uma vez que, segundo esta abordagem, o texto não é apenas uma mensagem, mas um sistema de códigos. Deste modo que o leitor não apenas deve decifrá-lo, mas sim se comunicar com ele (Fávero, 1995). No segundo item dessa fundamentação focamos o desenvolvimento do raciocínio matemático (Piaget e Szeminska, 1975) como abordado por Fávero e Oliveira (2004) em articulação com a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1988; 1990), segundo a qual o conhecimento procede, fundamentalmente, da ação do indivíduo no mundo. Nosso trabalho foi iniciado com uma avaliação psicopedagógica, na qual evidenciamos as competências e dificuldades das participantes e cujos resultados fundamentaram o próprio procedimento desenvolvido e descrito em cada uma das sessões. Ao contrário do diagnóstico referido acima, não evidenciamos nenhum dado que pudesse justificá-lo. De acordo com a análise dessas competências e as dificuldades desenvolvemos atividades focadas simultaneamente na lectoescrita e na aquisição do sistema numérico decimal e sua notação, através de situações relacionadas aos interesses das participantes. Assim elas se centraram na mesma situação: o planejamento da festa fictícia de aniversário de 50 anos da Mônica, personagem central de Maurício de Sousa, desde a redação do convite, a escolha da decoração e a bebida e salgadinhos que seriam servidos na festa, até o cálculo do montante de dinheiro necessário para esta aquisição e a produção em cartolina com o uso e medidas do modelo do bolo a ser encomendado. Cada sessão foi analisada e descrita e fundamentou a seguinte. Os resultados obtidos evidenciam o desenvolvimento metalinguístico, a consciência morfológica e a tomada de consciência da própria capacidade por parte das participantes, o que é discutido em detalhes na nossa discussão geral. Finalmente, nas conclusões gerais ressaltamos o nosso próprio desenvolvimento em termos da prática psicopedagógica, sua sistematização e a elaboração escrita deste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons