Resumo: | Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Saúde Coletiva, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Saúde Coletiva. O objetivo do trabalho é identificar as contribuições da promoção da saúde para o controle e combate ao dengue em contexto escolar na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal (DF), identificando as escolas que realizaram atividades de promoção com base nesta temática, relacionando as abordagens mais identificadas com as práticas de promoção da saúde, visto que a Ceilândia é uma das regiões do DF com maior número de casos registrados de dengue. Esta é uma das doenças epidêmicas mais importantes no mundo por conta da crescente urbanização, fazendo o vetor Aedes aegypti adaptar-se a ambientes artificiais, causando impacto econômico, social e de saúde pública para as comunidades. Este fato é observado na Ceilândia, o que a coloca entre as cidades com maior número de notificações no DF. Desse modo, foram entrevistados cinco profissionais envolvidos em ações de promoção da saúde para controle e combate ao dengue nas escolas de Ensino Fundamental da regional de Ceilândia seguindo os procedimentos éticos de assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e por meio de questionário com perguntas abertas. A pesquisa revelou a existência de atividades intersetoriais, que se fazem essenciais para a orientação e mobilização da sociedade, no entanto são realizadas ações pontuais e em períodos de maior ocorrência da doença, utilizando-se de meios imperativos de informação. Além disso, a comunidade escolar mostrou considerar importante a existência de atividades de promoção da saúde para controle e combate ao dengue, no entanto assumem um papel passivo, pois não dedicam no calendário escolar períodos específicos para trabalhar a questão do dengue, tornando-se dependentes de outras instituições para a realização das atividades, além de não incorporarem nas disciplinas ou incorporarem apenas nas disciplinas de Ciências e Biologia, o que mostra uma perspectiva limitada de promoção da saúde. __________________________________________________________________________ ABSTRACT Paper presented at the Undergraduate Program in Public Health, Faculty of Ceilândia the University of Brasilia, as a requirement for obtaining the Bachelor's Degree in Public Health. The objective of this study is to identify the contributions of health promotion for the control and combating dengue in schools Administrative Region of Ceilândia, in the Federal District (DF), identifying schools that performed activities of health promotion based on this theme relating the identified approaches to the practice of health promotion, since Ceilândia is one of the regions of the DF with the largest number of reported cases of dengue. This is one of the most important epidemic diseases in the world on account of growing urbanization, making the vector Aedes aegypti adapt to artificial environments, impacting the economic, social and public health communities. This fact is noted in Ceilândia, which places it among the cities with the highest number of notifications in DF. Thus, we interviewed five professionals involved in health promotion actions to control and combat dengue in the primary schools of the regional Ceilândia following ethical procedures signing the Instrument of Consent (IC) and by questionnaire with open questions. The survey revealed the existence of intersectoral activities, which are essential for the orientation and mobilization of society, however actions are taken off and during periods of higher occurrence of the disease, using media imperatives information. In addition, the school community has shown important to consider the existence of health promotion activities to control and combat dengue, however take a passive role, because they do not spend in the school calendar specific times to work the issue of dengue, making it dependent other institutions to carry out the activities, and do not incorporate the disciplines or incorporate only the disciplines of science and biology, which shows a limited perspective of health promotion. |