Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandaFranchiniDeMattosMoraes.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel de jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento e aprendizagem escolar da criança
Autor(es): Moraes, Fernanda Franchini de Mattos
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Psicopedagogia
Crianças - desenvolvimento
Jogos - aspectos psicológicos
Brincadeiras
Educação de crianças
Data de apresentação: 15-Jul-2013
Data de publicação: 24-Set-2013
Referência: MORAES, Fernanda Franchini de Mattos. O papel de jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento e aprendizagem escolar da criança. 2013. [42] f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho consiste no relatório de estágio de intervenção no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília. O objetivo do estágio foi compreender o papel de jogos e brincadeiras no desenvolvimento de uma criança em processo de aprendizagem escolar, por meio de sessões de avaliação e intervenção. Tomou-se como referência teórica Piaget, Vygotsky, Wallon, e autores contemporâneos. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com procedimentos de análise documental de relatórios escolares de anos anteriores, entrevista semi-estruturada, observação de rotina escolar, bem como jogos e brincadeiras. Participou da intervenção psicopedagógica uma criança do sexo feminino, de 10 anos, cursando o 3º ano do ensino fundamental. A queixa, referente à dificuldade de aprendizagem escolar, foi identificada por meio da entrevista realizada com profissional que trabalhava com a criança. O processo de avaliação foi complementado por sessões realizadas individualmente com a criança, bem como por observação de rotina de sala de aula. Foi constatada, como conclusão deste processo, a ocorrência de questões emocionais que impactavam no processo de aprendizagem escolar da criança. Diante disto, foram propostas atividades (desenhos, jogos e brincadeiras) que visaram proporcionar à criança a possibilidade de se expressar espontaneamente diante das novas situações apresentadas, valorizando a sua maneira particular de aprender. Utilizando a expressão criativa proporcionada pelas brincadeiras como forma de organização de sentimentos e significados, observou-se a abertura de novos espaços de interação em que tanto o compartilhar experiências quanto a busca do conhecimento constituíram parcelas dignas de nota. Os resultados da intervenção mostraram a criança mais interessada, cooperativa, expansiva, caracterizando-se co-construtora de sua própria aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons