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Título: Processos comunicacionais e letramento na prática psicopedagógica : relato de intervenção
Autor(es): Prado, Otávio Augusto Moser
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Letramento
Alfabetização
Comunicação escrita
Psicopedagogia
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 23-Set-2013
Referência: PRADO, Otávio Augusto Moser. Processos comunicacionais e letramento na prática psicopedagógica: relato de intervenção. 2013. 50 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Considerando a função do texto na abordagem da Semiótica da Cultura este trabalho considerou o texto como gerador de significados e a relação o leitor como um processo de comunicação no qual o leitor comunica-se com o texto e gera, por sua vez, novas dimensões do escrito (Fávero , 1995, 2008, 2009b). Descrevemos o desenvolvimento de uma prática psicopedagógica com uma criança de nove anos, aluna de uma escola rural da Rede Pública do DF que apresentava dificuldades em leitura e escrita tendo sido reprovada no 3º ano do Ensino Fundamental. Desenvolvemos sessões cujo foco central foi estabelecer a mediação de A. com o mundo letrado através de vários instrumentos formais semióticos tais como dicionário, alfabeto, histórias em quadrinhos, visando à leitura e à escrita. Em outros termos nossa abordagem psicopedagógica visou, através do processo de comunicação realizado através da mediação de instrumentos de escrita e leitura semióticos, a apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) e a inserção no mundo letrado. Desse modo, o processo de letramento se deu concomitantemente ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. Ou seja, o uso do dicionário, por exemplo, no início do processo que descreveremos aqui serviu como instrumento de pesquisa no que se refere ao sentido e a forma de palavras. Mais adiante, este mesmo instrumento tornou-se fonte de reelaboração textual de palavras e depois de frases, na descrição de características da personagem criada por A. Os resultados evidenciaram, através da análise das sessões desenvolvidas sequencialmente e articuladas entre si, que A. pode compreender a função comunicativa do seu texto, pois demonstrou preocupação em escrever com as próprias ideias e estabeleceu relação entre discurso oral e a escrita com melhor reflexão do SEA.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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