Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcosRibas.pdf675,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividade física para terceira idade : discutindo a realidade dos programas no município de Ariquemes
Autor(es): Ribas, Marcos
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Qualidade de vida
Idosos - saúde
Educação física para idosos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 23-Set-2013
Referência: RIBAS, Marcos. Atividade física para terceira idade: discutindo a realidade dos programas no município de Ariquemes. 2013. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ariquemes-RO, 2013.
Resumo: A atividade física aliada ao envelhecimento humano pode auxiliar o indivíduo, a vivenciá-lo com melhores condições de saúde e de vida, já que discute a importância das atividades físicas para a terceira idade tendo como objetivos Analisar as ações de programas voltados para as atividades físicas na terceira idade a partir de um estudo de caso; Demonstrar a importância das atividades físicas para a terceira idade; Conhecer as propostas públicas relacionadas às atividades físicas para a terceira idade; Identificar os programas voltados para as atividades físicas na terceira idade no município de Ariquemes-RO; Verificar se os programas e ou propostas públicas voltadas à terceira idade estão sendo aplicadas à clientela; Entrevistar os responsáveis pelos programas e ou projetos públicos relacionados a atividades físicas na terceira idade; Avaliar a importância de programas e ou de projetos públicos de atividades físicas orientadas para a terceira idade do município de Ariquemes-RO. Após o estudo chegou-se a conclusão de que os programas destinados ao lazer precisam avançar com mais efetividade em relação a esse segmento social, buscando-se sua inserção adequada em atividades diversas. Quando as iniciativas para a oferta de atividades físicas a terceira idade forem mais amplas, então os princípios de igualdade e autonomia passam a se tornar os principais referenciais para que o idoso tenha o direito de se sentir útil e produtivo na sociedade. Embora se saiba que existem instituições diferenciadas que promovem interação, atendimento, acompanhamento e até proporcione atividades físicas aos idosos, a realidade social é diferente, especialmente quando se trata de proporcionar atividades físicas com qualidade aos idosos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Pólo Ariquemes – RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons