Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabioGuedesdeOliveiraAlmeida.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do microcrédito na redução da pobreza na região Nordeste
Autor(es): Almeida, Fábio Guedes de Oliveira
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Microfinanças
Microcrédito
Desenvolvimento econômico
Pobreza
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 20-Set-2013
Referência: ALMEIDA, Fábio Guedes de Oliveira. Impacto do microcrédito na redução da pobreza na região Nordeste. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Segundo o Relatório de Inclusão Financeira (2011), Inclusão Financeira é o processo de efetivo acesso e uso pela população de serviços financeiros adequados às suas necessidades, contribuindo com a sua qualidade de vida. A principal ideia para uma maior inclusão financeira é a utilização do microcrédito. Já no Brasil, a primeira grande experiência com microcrédito ocorreu na década de 70, com a criação do Programa UNO na Bahia. Apesar de diversos autores concordarem com a ideia de que o microcrédito impacta positivamente na redução da pobreza, ainda há divergências na literatura. Com base nos autores citados, o principal objetivo da monografia é analisar o impacto do microcrédito na redução da pobreza e da extrema pobreza em 1786 municípios da região Nordeste atendidos pelos programas Crediamigo e Agroamigo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons